Projeto “Abraçando Bugios" - Blog Cidade do Sol

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Projeto “Abraçando Bugios"

Nas últimas semanas está sendo realizado o Projeto “Abraçando Bugios” na cidade de Manoel Viana, promovido em prol da Educação Ambiental e preservação dos bugios residentes à praça central do município. O projeto consiste em palestras sobre o trabalho “Etograma de um grupo de bugios pretos (Alouatta caraya) em um habitat fragmentado em Manoel Viana-RS” (realizado pela acadêmica da Biologia do IF Farroupilha, Campus Alegrete – Caroline Maier, com orientação da Profª Drª Luciane Ayres Peres), voltados para os alunos das três escolas do município, aos professores e a comunidade em geral. Visando oportunizar a todos um contato direto e educativo com os bugios pretos, possibilitando a preservação e proteção dos mesmos. A participação de toda a comunidade é de suma importância para a construção do conhecimento também para que consigamos preservar os bugios da espécie Alouatta caraya. As palestras contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Manoel Viana, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, Escola Municipal Alberto Pasqualine, Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana e Escola Estadual de Ensino Fundamental Salgado Filho. 

Ainda na construção da Educação Ambiental, no último domingo, (22/11/2015) foi realizada a mateada denominada “Mateando com Bugios” que consistiu na conscientização da população vianense para com os bugios pretos. Durante a mateada foram distribuídos folders informativos referentes à espécie e aos cuidados que precisamos ter com a alimentação desses animais.

A mateada contou com um belíssimo show de Talles Oliveira & Banda, a distribuição de erva-mate e água quente cedido pelo Galego Gás e com a presença de brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas para a criançada. O projeto ainda está em andamento e esperamos obter resultados significativos na preservação dos animais. Lembrando que a principal mensagem do projeto é que os animais devem ser respeitados em sua existência, e isso consiste em não manejá-los de forma inadequada, com doces, lanches e outros alimentos industrializados, esses itens fazem com que os animais adoeçam, já que não são capazes de metabolizar tais alimentos!   


                                                                         Caroline Maier (Autora do Projeto)

Profª. Drª. Luciane Ayres Peres (Orientadora do Projeto) e Caroline Maier (Autora do Projeto)

7 comentários:

  1. Oi achei seu blog muito interessante e gostaria que desse uma olhada no meu
    rotinadelicada.blogspot.com.br
    obrigada desde ja e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigado se quiser seguir meu blog já vou seguir o seu!

      Excluir
  2. ola tudo bem gostei do seu blog ele e bem interessante eu gosto bastante desses projetos que visam a preservação do meio ambiente e dos animais
    eu também tenho um blog no começo se vc quiser da uma olhada https:/nossoquintaleomundo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Veja as previsões de ALINE para 2016, https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Veja as previsões de ALINE para 2016, https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016

    ResponderExcluir
  5. muy bonito yo soy uruguyo y pronto quiero conhocer isse povo, alguem pode decir cuanto e o valor do camping para uma barraca pequenhina. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, essa semana irei postar aqui no blog, fotos e informações sobre a praia, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir