domingo, 26 de novembro de 2017

Música é Vida! Tema de Hoje: Videoclipe

Música é Vida!

Videoclipe

Bom dia a todos! Mais uma semana se passou e confesso que não via a hora de escrever para vocês novamente. É muito empolgante falar sobre o que se ama. Semana passada, falei sobre o porque escolhi a música para trabalhar (ou ela me escolheu). Falei também do desafio de transforma-la em imagem através da produção de Videoclipes. 
Existem alguns tipos de Videoclipes que são produzidos no mercado atual. Exemplos: Lyric Video, Registro de Show e Clipe com Enredo. Falaremos um pouco dos três tipos mencionados com foco maior nos Videoclipes com Enredo.

Lyric Vídeo: Esse tipo de Clipe pode ser elaborado de formas diferentes, mas independente de como for produzido, ou seja, com imagens filmadas ou com a utilização de computação gráfica é obrigatório que a letra da música apareça junto e no exato momento em que é reproduzido o áudio.

Registro de Show: O exemplo mais fácil para descrever esse tipo de vídeo são as faixas separadas de um DVD. 
Esse vídeo ao lado dos cantores Cristiano Araújo com Renan Ribeiro, nós gravamos em 2012 num evento chamado Expo Conchal. Esse vídeo seria parte de um DVD do cantor Renan Ribeiro, artista que lançamos no mercado musical nesse mesmo ano. Infelizmente, assim como Cristiano Araújo, Renan nos deixou num trágico acidente de carro ano passado quando voltava de um show.

Videoclipe: Geralmente é produzido para contar a história da música. Com a atuação de atores ou até mesmo dos próprios artistas.
Parece simples produzir um videoclipe quando assistimos, mas é bem mais complexo e trabalhoso do que imaginamos. Tudo começa na escolha da música e na internalização do conceito e da mensagem que o compositor, cantor ou banda querem passar para o público. A partir dai é elaborada uma espécie de sinopse para descrever esse conceito. O próximo passo é definir as locações de gravação, ou seja, os locais onde serão gravadas as cenas. Pode acontecer de serem utilizadas até 10 ou mais locações. O que exige atenção especial na logística e organização nas gravações.

Imagens da gravação do Videoclipe com Bruninho e Davi. Nesse videoclipe foram utilizadas 6  locações diferentes, sendo uma delas dentro de um estúdio de Crhoma Key (Fundo verde para inserir imagens computadorizadas).  Segue link do vídeoclipe finalizado:  https://www.youtube.com/watch?v=rqYZ3jt5MGQ

Após definição das locações elaboramos um roteiro bem parecido com os de cinema. Separados por tempo, locação, situação e letra da música. O roteiro tem início, meio e fim. Deve-se atentar com muito cuidado na elaboração para fazer-se entender a mensagem dentro do tempo limite da música, além da sincronia entre letra e cantor em cenas específicas. Ter uma equipe de confiança e equipamentos de qualidade também são imprescindíveis para o sucesso nas gravações. 

Muita atenção deve-se ter com o continuismo das cenas, ou seja, sequencia na postura corporal, acessórios e movimentos de braços, cabeça e plano de fundo. Um videoclipe pode levar de um dia até mesmo um mês para ser gravado, vai depender do conteúdo e da logística das gravações. Câmeras bem posicionadas, escolha de figurino adequado, enquadramentos. Tudo isso deve ser definido antes e inserido no roteiro, para facilitar as edições e otimizar tempo das gravações. 

Após todo roteiro ser concluído e todas imagens captadas é hora de rever todas as cenas e começar as edições. Cada editor tem seu programa preferido para editar videos. Eu particularmente gosto de 3: Vegas, FinalCut e Adobe Premiere. 

A foto ao lado é da edição do Videoclipe da música Janela de Vidro do cantor e compositor Ivonir Machado e foi editado com a utilização do programa FinalCut. 

Gravamos esse videoclipe ano passado e até hoje é utilizada a música como de trabalho do cantor em sua "Tour Inevitável 5.7"
Segue link do videoclipe finalizado:

Após editado vem a finalização, conferência e escolha de filtros de imagem que serão utilizados em cada cena. E não para por ai. Tem toda parte publicitária para lançamento do vídeo. E é justamente sobre publicidade e marketing musical que falaremos semana que vem. Espero que todos tenham gostado da matéria dessa semana. 

Vou deixar o link do canal de minha produtora caso queiram conferir mais videoclipes. Até a próxima segunda pessoal. Tenham todos uma excelente semana.


Bernard Ramires




Um comentário: